ARAGUATINS: Os Heróis Invisíveis das Ruas ACE e ACS Expostos a Riscos Diários em Nome da Saúde Comunitária

  • 19/11/2025
  • 0 Comentário(s)

ARAGUATINS: Os Heróis Invisíveis das Ruas ACE e ACS Expostos a Riscos Diários em Nome da Saúde Comunitária

Uma agente de saúde de Araguatins foi atacado por um cão bravo nesta quarta feira 19 enquanto realizava trabalho de rotina na cidade. O incidente ocorreu quando o profissional estava visitando uma residência para realizar ações de prevenção e controle de doenças.

De acordo com informações, o agente de saúde foi surpreendido pelo animal, que o atacou causando lesões. O profissional foi socorrido e encaminhado para um hospital local para receber atendimento médico.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais essenciais que atuam na linha de frente da saúde pública, muitas vezes em condições adversas e de grande vulnerabilidade. Diariamente, esses trabalhadores enfrentam riscos que passam despercebidos pela maioria, mas que são reais e impactam diretamente sua saúde e segurança.

Trabalhando dentro de casas, quintais, ruas e locais desconhecidos, os ACE e ACS lidam com situações imprevisíveis. "Nosso trabalho acontece em territórios onde nunca sabemos o que vamos encontrar", relatam esses agentes. Entre os perigos, eles enfrentam mordidas de cães e outros animais soltos, ambientes insalubres, terrenos cheios de lixo e metais cortantes, além de água parada e focos de doenças. A violência urbana, ameaças, falta de acolhimento e comportamentos agressivos de moradores também são barreiras que precisam superar.

Cada visita domiciliar pode se transformar em uma situação de risco. Expostos ao sol forte, chuva, calor extremo e longas caminhadas, os ACE e ACS sofrem desgaste físico e emocional contínuo. O risco de contrair doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika, chikungunya, leptospirose e outras infecções, é uma realidade constante, já que trabalham diretamente nos focos de transmissão.

"Mesmo diante de tantos perigos, seguimos firmes, porque sabemos que nosso trabalho salva vidas e protege a comunidade", afirmam os agentes. No entanto, eles ressaltam a importância de reconhecimento e valorização por parte da sociedade e das autoridades. "O ACE e o ACS trabalham constantemente em risco, e merecem respeito, valorização e condições adequadas para exercer essa missão", é o apelo desses profissionais.

A laboriosa rotina desses agentes muitas vezes é invisível aos olhos da população, mas é fundamental para a prevenção de doenças e promoção da saúde em comunidades vulneráveis. Reconhecer o trabalho desses heróis anônimos é um passo importante para garantir que tenham as condições necessárias para continuar protegendo a todos.

Por: Juca Silva


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes